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Cirandas na Educação 2017

Encontro 1: Lançamento com Edgar Gouveia e Dinho Lima Flor

O lançamento do Cirandas na Educação 2017 acontece com dois convidados que nos levam a cruzar as fronteiras da arte e do brincar para educar e transformar o mundo, Dinho Lima Flor e Edgar Gouveia. Um dia para mergulhar nos ensinamentos de Paulo Freire e conhecer como a cooperação pode transformar o mundo.

Quando: 13/05/2017 | 14h-19h
Local: Casa do Centro Histórico
Forma de contribuição: corresponsabilidade financeira

Encontro 2: A sabedoria da Agrofloresta, com José Ferreira

A proposta deste encontro é conhecer José Ferreira – que vive no Sítio São José, no Sertão do Taquari, Paraty, RJ. Ele e sua família foram responsáveis por numerosas transformações na propriedade e na vida de muitas pessoas. Desde que conheceu a agroecologia, começou a fazer a transição na sua propriedade por meio de uma grande e valorosa jornada: ao mesmo tempo em que plantava a agrofloresta, anotando tudo o que fazia com mapas, croquis e números, recuperava sua área em estado avançado de degradação.

Quando: 03/07/2017 | 18h-21h
Local: Casa do Centro Histórico
Forma de contribuição: corresponsabilidade financeira

Encontro 3: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” – A gestão comunitária e a prática pedagógica: relações, desafios e oportunidades, com Tião Guerra + Vivência na Escola Comunitária Cirandas

Trata-se de um percurso de 3 dias com vagas limitadas para cada dia.

DIA 1: 19/08 – Encontro com Tião Guerra – 60 VAGAS

A proposta deste encontro é tomar consciência sobre como dinâmica de relações da comunidade afeta a qualidade pedagógica, e co-criar estratégias que fortaleçam o desenvolvimento em rede: educadores, pais e comunidade. Tião também vai compartilhar sua experiência na gestão comunitária de escolas passando por diversos aspectos, entre eles, a captação de recursos e a parceria público-privado, com destaque para sua vivência como empreendedor social com foco na educação.

Quando: 19/08/2017| 10h-18h
Local: Casa do Centro Histórico

DIA 2: 20/08 – Vicência pedagógica na Escola Comunitária Cirandas com participação de Tião Guerra– 30 VAGAS

Os participantes vão experimentar uma aula de música da Cirandas, a partir da qual diversos aspectos da escola podem ser evidenciados, entre eles, o engajamento comunitário e a arte e a música no encontro com a cultura popular brasileira. Na sequência, diálogos mais profundos sobre o que diferencia a escola enquanto projeto inovador: práticas pedagógicas, diversidade e inclusão.

Quando: 20/09/2017 | 10h-15h
Local: Escola Comunitária Cirandas

DIA 3: 21/08 – Observação e diálogo na Escola Comunitária Cirandas – 7 VAGAS

Um dia para observar a Escola Comunitária Cirandas funcionando em sua realidade, a organização do dia, as práticas pedagógicas, as relações entre educadores, a matriz curricular na metodologia de projetos, entre outros aspectos. A observação se dará no horário escolar, de 8h às 15h. Na sequência, de 16h às 18h, um diálogo com educadores sobre o que foi observado.

Quando: 21/08/2017 | 8h-18h
Local: Escola Comunitária Cirandas

Encontro 4: Educação Paraty – um diálogo com a Casa João de Barro, Instituto Beija Flor, Quintal Mágico, Fórum de Comunidades Tradicionais e Articula Preta.

Este é um encontro para conversar com iniciativas que praticam uma educação diferenciada em Paraty, conhecer ao que se propõem, suas iniciativas, desafios e oportunidades de fortalecimento da comunidade. Conheça nossos convidados e vai preparando as perguntas! Será um encontro que irá privilegiar o diálogo entre todos.

Quando: 25/09/2017 | 17:30h-21h
Local: Casa do Centro Histórico
Forma de contribuição: corresponsabilidade financeira

Encontro 5: Workshop de Comunicação Não-Violenta, com Kiu Coates

Trata-se de um encontro focado em práticas individuais e coletivas, que geram reflexões e insights conectados aos princípios da Comunicação Não-Violenta. Esta é uma prática que nos ajuda a desenvolver uma comunicação mais autêntica, sincera e empática, que promove mais compreensão, conexão, confiança, colaboração genuína e solidariedade em nossos relacionamentos e comunidades. Com a prática da Comunicação Não-Violenta, focamos mais facilmente no que temos em comum, agilizando o processo de encontrar soluções ganha-ganha, de transformar conflito em conexão e de sustentar parcerias fortes e flexíveis.

Quando: 21/10/2017 | 10h-18h
Local: Casa do Centro Histórico
Forma de contribuição: valores sugeridos | R$10,00 / R$ 50,00 / R$ 150,00

Encontro 6: Celebrar aprendizados e conspirar o futuro, com Carla Vergara e Débora Saraiva

A proposta deste encontro é olhar para o percurso do Cirandas na Educação em 2017 e, neste olhar, construir e celebrar a memória coletiva dos aprendizados. O segundo momento é refletir sobre os desafios do ano seguinte e projetar o programa para 2018.

Quando: 18/11/2017 | Horário: 14h-18h
Local: Casa do Centro Histórico
Forma de contribuição: corresponsabilidade financeira

Encontros no Rio de Janeiro

Programação a ser divulgada em breve.

 

Cirandas na Educação 2016

A ética da alegria no contexto da educação, com Emilio Terron – 16.05.2016

das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê



Emilio Terron é professor e Mestre em Filosofia pela PUC (dissertação: O sertão maior que o mundo) e há 15 anos ministra cursos e palestras em diversos contextos: universidades, escolas, institutos de filosofia e psicologia, grupos de teatro, dança, palhaço. Autor do livro Auto Retalho, da Editora Multifoco. Atualmente é professor para a faculdade Sao Leopoldo Mandic, FIA-SP, Doutores da Alegria, Núcleo Luz (dança contemporânea), Instituto Appana.
Inclusão na Educação, com Stella Lutterbach – 13.06.2016 
das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Stella Lutterbach começou sua luta contra o preconceito com crianças com Síndrome de Down quando teve sua filha, com esta síndrome. Ao invés de se conformar, Stella se uniu a outros pais e passou a lutar de todas as formas pela causa, participando, como membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, de congressos, inclusive em outros países, liderando movimentos pela cidadania e o acesso à escola regular e ao trabalho.

Comunicação não violenta, com Kiu Coates –  11.07.2016 
das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Kiu Coates é coach, facilitador e educador experiencial. Seu trabalho apoia o desenvolvimento humano necessário para se atingir metas significativas alinhadas a propósitos pessoais e profissionais. Seus nove anos de dedicação contínua e diária à evolução pessoal através de coaching, auto-estudo, yoga e comunicação não-violenta o tornaram altamente eficiente ao apoiar pessoas a acessar e por em prática sua inteligência integral – corporal, emocional, intelectual e intuitiva – para que se tornem a mudança profunda que desejam ser. Nascido na Inglaterra, em 2010 ele abriu mão de um negócio de sucesso para seguir seu sonho de viver e ensinar yoga no Rio de Janeiro. Em 2012, iniciou a prática de Comunicação Não-Violenta (CNV) em sua vida diária, e desde então investiu mais de 500 horas de estudo em CNV com Dominic Barter. Em 2013, completou o curso Luminous Coaching e em 2014 participou do Power of Embodied Transformation Coaching Intensive. Atualmente coordena grupos de prática em CNV.

Educação com significado e trabalho, com Carolina Bergier – 12.09.2016

das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Carolina Bergier é facilitadora de processos de alinhamento vocacional e investigadora de como construir futuros desejáveis através da relação com trabalho. Sua própria jornada em uma vida alinhada entre quem ela é e o que ela faz começou como voluntária na Green School, escola sustentável em Bali. Ali, sentiu que ao mudarmos a maneira como olhamos para a educação, mudamos tudo. E descobriu que todos somos educadores e que a educação se faz a todo momento, em todo lugar. Empreendedora à frente da Casa Sou.l, apoiou centenas de pessoas em facilitação de processos como o Salto, Semente, Empreenda a Si Mesmo e Fotosintesis. Formada em Coaching pelo Instituto Holos e em Design para Sustentabilidade pela Educação Gaia, vem apoiando pessoas em busca de maior alinhamento entre o que são e o que fazem a transformarem a si mesmas e ao mundo através de atendimentos individuais, cursos, palestras e workshops.

Coordenação escolar e avaliação de estudantes, com  Beth Saraiva – 10.10.2016 
das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Beth Saraiva é professora e psicóloga. Buscou formações diferenciadas voltadas ao trabalho na área educacional. Ocupou cargos de Gestão Escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Diretora Pedagógica, Diretora Geral e Consultora Pedagógica. Suas experiências, foram, na educação informal, na extinta Fundação EDUCAR e, na educação formal, em escolas públicas e privadas, tais como: Pedro II, Colégio Sacre Couer de Marie e Grupo Integrado Madalena Khan. No Estado do Rio de Janeiro, no Curso de Formação de Professores, e no Município do Rio de Janeiro, como professora de Ensino Fundamental I. Além disso, Beth recém concluiu o Mestrado em Avaliação na Fundação CESGRANRIO. Atualmente é coordenadora da Escola Oga Mitá, no Rio de Janeiro, escola no Rio de Janeiro que se destaca por sua inovação, desde a criação e em toda sua história de vida.

A trajetória encantada de Perfeito Fortuna – 21.11.2016
das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Perfeito Fortuna nasceu em Portugal e se mudou para o Brasil na adolescência. No Rio de Janeiro, foi preso durante a ditadura militar e teve sua vida transformada depois da experiência na cadeia, onde conviveu com figuras como Caetano Veloso e Ferreira Gullar, e pela primeira vez entrou em contato com o mundo artístico de sua cidade. Quando se libertou, Prefeito Fortuna se tornou um importante animador cultural do Rio de Janeiro, e participou da fundação do grupo de teatro “Asdrubal Trouxe o Trombono” e da casa de shows “Circo Voador”. Em sua entrevista, ele conta várias histórias sobre os bastidores do mundo cultural e artístico do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80. Perfeito Fortuna é também ator e administrador da “Fundição Progresso”, um dos principais espaços culturais cariocas.

Consolidação dos aprendizados, avaliação do percurso e definição dos próximos passos, com Débora Saraiva e Carla Vergara – 05.12.2016
das 18h às 21h, na Escola Comunitária Cirandas, Rua Quero Quero, 28, Caborê

Carla Vergara é consultora experiente em processos de transição de carreira, counseling e coaching, gestão da mudança e formação e desenvolvimento de pessoas e equipes de trabalho. Formada em Coaching pelo Integral Coaching Canada (ICC) e pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Atua de forma autônoma e em parceria com consultorias relevantes neste segmento. Ampla experiência em Recursos Humanos, em educação e em educação à distância. Tem uma carreira artística ligada à poesia e projetos multi-linguagens. É criadora e produtora de eventos culturais. Formada em Psicologia pela UFRJ. Pós-graduada na metodologia Angel Vianna. Curiosa incansável dos saberes que cruzam o campo da educação, artes, saúde e clínica.

Débora Saraiva é educadora e percussionista com ampla pesquisa sobre o samba, a música e a poesia popular brasileira. Sua formação se deu nas escolas e mesas samba de São Paulo, e no teatro, com o Diretor Ilo Krugli. Residiu 9 anos em Berlim. Como percussionista e professora já esteve em diversos países e festivais no mundo. Desenvolveu parcerias e se apresentou com grupos, compositores, coreógrafos, Djs, cineastas e amigos, tais como Monica Besser, Dudu Tucci, Jessie Evans, Toby Dammity (baterista do Iggy Pop), Thomas lang, Cindy Blackman Santana (baterista do Santana e lenny kravitz), Budgie (baterista da banda Siouxsie and the Banshees), Boström, Dirk Erchinger, Namosh. Atuou como professora para alunos de mestrado em bateria pela escola Drum Trainer Berlin, Hausburg-Grundschule,Pac Berlin e  Richard Wagner Schule. Ministra cursos regulares e workshops de percussão para crianças, jovens e adultos, e atualmente tem uma pesquisa continuada junto a Escola Comunitária Cirandas em Paraty, onde fortalece o trabalho de resgate e expressão da cultura popular brasileira através das Cirandas, Auto do Boi, Maracatu e outros ritmos.

Cirandas na Educação 2015

ENCONTRO 1: 11/08 – das 15:30 as 18:30 | Local: Escola Cirandas
Educadoras: Carla Vergara e Debora Saraiva

Proposta para o encontro:
• Apresentação do percurso vivenciado no Sementes, os educadores que conhecemos e suas principais contribuições;
• Conectar a trajetória individual e do grupo com o percurso de aprendizado proposto para o CIRANDAS NA EDUCAÇÃO.

ENCONTRO 2: 18/08 – das 15:30 as 18:30 | Local: Escola Cirandas
Educadora convidada: Paula Faria Cury

Proposta para o encontro:
Uma roda de conversa sobre vivências educacionais. Paula traz para a partilha suas experiências como professora, coordenadora, diretora e sócia da Escola Santi, escola particular em SP, como formadora de educadores em zonas rurais da Chapada Diamantina e regiões da Amazônia Legal, e um olhar sobre escolas rurais na América Latina.

Perfil profissional:
Nascida em São Paulo, no ano de 1976. Formada no magistério do Colégio Nossa Senhora de Sion – SP em 1996, onde descobriu sua paixão por educação. Dando continuidade ao percurso educacional, em 1999 formou-se em Pedagogia pela PUC-SP. Trabalhou 16 anos na Escola Santi, escola particular em São Paulo, atuou como professora na EI, Ensino Fundamental I e II, foi coordenadora e diretora Pedagógica, hoje, além de sócia, é membro do conselho e organiza um grupo de mães de crianças de 2 a 6 anos, para falarem e trocarem experiências sobre este papel de educar seus filhos. Trabalhou no Instituto Chapada de Educação e Pesquisa em 2010 como formadora com foco em alfabetização, em municípios da Chapada Diamantina na Bahia, lá ampliou sua visão sobre trabalhos sociais e se encantou mais pelo tema. Em 2011 viajou 4 meses para América latina, onde aproveitou para conhecer Escolas públicas rurais. No Rio de Janeiro em 2012, foi professora alfabetizadora voluntária na Comunidade Júlio Otoni em Santa Teresa. Em 2013 foi convidada para fazer parte do conselho da ONG Expedição Vaga Lume que implanta bibliotecas em Comunidades Carentes da Amazônia Legal. Em 2014 finalizou um ano de curso de formação em Hakomi e Matrixworks, trabalho terapêutico que visa ampliar estratégias de condução de grupos. Em 2015 um dos desafios tem sido a consultoria para o Projeto Nosso quintal que visa a vivência das crianças de 2 a 6 anos em espaços onde a natureza é o eixo da aprendizagem. Eterna questionadora do sistema de educação, vive agora um momento de repensar a sua atuação nesta área, tendo clareza de que o grande desafio é repensar o espaço escolar e seus objetivos.

ENCONTRO 3: 01/09/2015 das 15:30 as 19:00 | Local: CELAVI
Educadora convidada: Mónica Calderón Guzmán

Proposta para o encontro:
Monica propõe uma vivência no Celavie, com o seguinte convite escrito por ela: “Brincar é o sonho de toda criança. O Jardim do Beija Flor oferece para o Programa CIRANDAS NA EDUCAÇÃO uma tarde cheia de natureza. Iniciaremos nosso passeio no coração da história: o Jardim. Aqui contaremos um pouco do “por que”, o “como”, o “para que” do nosso projeto. Depois faremos uma caminhada no lugar mágico que nos acolhe, o Sitio CELAVI, contando um pouco da sua história e personagens e o porquê este lugar representa a esperança para o futuro da educação de muitas crianças e a auto-educação para muitos adultos. Finalmente, uma apresentação visual do projeto e o encerramento com uma deliciosa comidinha.”

Perfil profissional
Cientista Política com ênfase em relações internacionais. Pontifícia Universidad Javeriana. Bogotá D.C, Colombia. 2006. | Bacharel em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS. Rio de Janeiro, Brasil. 2012. | Mestre em Sociologia. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ. Rio de Janeiro, Brasil. 2010

CIENCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGA: O trabalho profissional das ciências sociais fundamenta-se sobre quatro eixos; investigação, planejamento, análise reflexivo e docência. O aporte do sociólogo encontra-se na capacidade de articular o desenvolvimento econômico, a gestão ambiental e o bem estar cultural e social a través da produção de conhecimento sobre a nossa sociedade e a criação de formas efetivas de intervenção sobre as suas problemáticas, o que produz é uma análise crítico-analítica dos processos sociais gerando uma formas alternativas de ação e compreensão dos mesmos.

CIENTISTA POLÍTICO: O profissional da ciência política está capacitado para entender e articular as esferas sociais com o governo, gerando assim, tipos de participações sociais efetivas que favorecem a transformação da realidade, este profissional tem ferramentas muito positivas no trabalho com comunidades, líderes sociais, ONG´s, líderes políticos, acadêmicos, ajudando na organização, articulação e potencialização dos seus conhecimentos em ações concretas.

ENCONTRO 4: 15/09 – das 15:30 as 18:30 | Local: Escola Cirandas
Educadora convidada: Carolina Moraes

Proposta para o encontro:
Com formato de roda de conversa, a proposta é compartilhar as experiências vividas e sentidas em cada espaço por onde passou. Trocar com o grupo sobre seu estar psicóloga, educadora e gestora; educação privada, estatal e pública; desafios, potências e oportunidades no sistema público de ensino.
• O que eu pensava que era e o que vi como gestora e educadora.
• Quais as estratégias observei e usei nas duas funções: gestora e educadora.
• Quais eram as minhas inquietações?
• Quais as oportunidades para potencializar o meu papel.

Perfil profissional
Carolina Moraes é uma investigadora de como a educação pode ser democrática e revolucionária. Formada em psicologia e empreendedorismo pela PUC-Rio, ainda na universidade passou um semestre imersa no Amazonas, onde viveu numa comunidade e trabalhou com medidas socioeducativas com crianças e adolescentes da região. De volta ao Rio, trabalhou durante quatro anos em diferentes escolas privadas de educação infantil como mediadora escolar e escolheu mergulhar por mais dois anos no ensino público, num projeto parceiro da SME-Rio, como educadora com adolescentes do segundo segmento do Ensino Fundamental. Depois desse período, mais uma vez se lançou em experiências fora da sua cidade. Em uma ecovila na Bahia teve a oportunidade de vivenciar a educação livre e viva. Hoje é gestora de projetos, em parceria com a SME-Rio, dos Ginásios Experimentais Olímpicos; também do Semente, uma jornada vivencial em educação com significado; e do Espaço Beta, um projeto pioneiro para adolescentes de Ensino Médio.

ENCONTRO 5: 20/10 – das 15:30 as 18:30 | Local: Escola Cirandas
Educador convidado: Cadu Cinelli

Proposta para o encontro:
Proponho uma conversa onde os limites de atuação do ator e contador de histórias possam ser discutidos e revistos para além do espaço da “atuação”, normalmente conhecido, como palco. Ao lançar as perguntas: E se partíssemos do pressuposto que o palco pode ser a própria vida e que os espaços de atuação atravessam os limites do que nos é instituído? E se olhássemos para as ranhuras do espaço/tempo existentes ao nosso redor e se pudéssemos potencializá-las, para que se tornem possibilidades lúdicas criativas de ressignificação do existir? E se nos percebêssemos como atuantes, narradores de histórias, performers do cotidiano? O que estaríamos contando? Para quê? Por quê? Para quem? Que visão poderíamos ter de nossas atuações e proposições artísticas?

Perfil profissional
Ator, contador de histórias e diretor teatral. Formado ARTES CÊNICAS pela UniRio (2001), ARTES INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO pelo Instituto TEAR RJ (2011), pós-graduação em PSICOLOGIA JUNGUIANA, ARTE E EDUCAÇÃO pela PUC RIO (2012) e FORMAÇÃO EM CURSO: MEDIAÇÃO EM ARTES E CULTURA pelo ITAÚ CULTURAL (2014). Desde 1998, integra o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que ao longo desses anos tornou-se base de sua atuação e formação como artista. Desde 2001 é um dos coordenadores do grupo, onde também atua como diretor teatral, ator, contador de histórias e artista visual. Com seu grupo já se apresentou, expôs e ministrou oficinas em importantes festivais de narração oral e teatro, além de instituições culturais, sociais e educacionais no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua, México, Benin, Portugal e Espanha.
Em 2006, juntamente com Warley Goulart ilustrou o livro “O Congo vem aí” de Sérgio Caparelli.
Como ator, trabalhou com os diretores Joana Lebreiro, Vanessa Ballalai, Tarak Hammam e Ana Luiza Magalhães.

Dirigiu e atuou no espetáculo 3HORIZONTES com contos de Marguerite Yourcenar (entre 2009 e 2011), que foi contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ de Circulação. Com Fabrício Moser também dirige e atua no espetáculo de teatro-dança DUO SOBRE DESVIOS, tendo se apresentado no ESPAÇO MIRA no Porto, na Universidade de Évora (Portugal), Centro Coreográfico RJ, Teatro Hermilo Borba (Recife) e Casa Hoffman (Curitiba). Em 2015 dirigiu, a convite da Pandorga Cia de Teatro, o espetáculo JUVENAL, PITA E O VELOCÍPEDE no Centro Cultural da Justiça Federal.