Convidados

Dinho Lima Flor

Dinho Lima Flor nasceu em Pernambuco, na cidade de Tacaimbó. Flertador da poesia desde quando conheceu o Ilo Krugli, é um dos fundadores da Cia do Tijolo, companhia teatral que inaugurou seus trabalhos com a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré. Foi integrante por mais de uma década do grupo Ventoforte, participando também da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Entre os espetáculos de inspiração maior, destacam-se: Concerto de Ispinho e Fulô, Bodas de Sangue, O Homem Provisório, Histórias de Lenços e Ventos, Mistério das 9 Luas e Cantata Para Um Bastidor de Utopias.


Edgar Gouveia Jr

Edgar Gouveia Jr é arquiteto, urbanista e pós-graduado em jogos cooperativos. Dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloquem a mão na massa, com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. Acredita que, para que haja engajamento, tudo tem que ser feito sem botar a mão no bolso, de maneira rápida e divertida. “Brincando todo mundo é empreendedor”. É palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, na América do Norte e na Ásia, onde aplica tecnologias sociais como o World Café, Open Space, Danças circulares, Comunicação Não-Violenta e Jogo Oásis. É idealizador do Play The Call, uma gincana mundial online que tem tarefas concretas no mundo real e pretende envolver 2 bilhões de pessoas em quatro anos para restaurar o equilíbrio da Biosfera.


Kiu Coates

Kiu Coates é coach, facilitador e educador experiencial. Seu trabalho apoia o desenvolvimento humano necessário para se atingir metas significativas alinhadas a propósitos pessoais e profissionais. Seus nove anos de dedicação contínua e diária à evolução pessoal através de coaching, auto-estudo, yoga e Comunicação Não-Violenta (CNV) o tornaram altamente eficiente em apoiar pessoas a acessar e por em prática sua inteligência integral – corporal, emocional, intelectual e intuitiva – para que se tornem a mudança profunda que desejam ser. Nascido na Inglaterra, em 2010 ele abriu mão de um negócio de sucesso para seguir seu sonho de viver e ensinar yoga no Rio de Janeiro. Em 2012, iniciou a prática de CNV em sua vida diária, e desde então investiu mais de 500 horas de estudo em CNV com Dominic Barter. Atualmente coordena grupos de prática em CNV. Em 2013, completou o curso Luminous Coaching e em 2014 participou do Power of Embodied Transformation Coaching Intensive.


Zé Ferreira
José Ferreira é um dos precursores e uma entre as principais referências em desenvolvimento de agroflorestas do Brasil. Possui prática em lidar com diferentes públicos e preferência por trabalhar em equipe. Divide seu conhecimento com planejamento, montagem de croqui, implantação e desenvolvimento de projetos agroflorestais; também o faz em palestras e workshops por todo o País, além de eventos como congressos, encontros e fóruns. Além disso, participa e promove atividades como capacitações e visitas técnicas, abordando temas afins aos de coleta de sementes, cultivos alternativos, fabricação caseira de alimentos, planejamento turístico e economia solidária. Com esses encontros demonstra, embasado em seus mais de 15 anos de experiências, práticas e resultados concretos, e também nas vivências do seu Sítio São José, em Paraty/RJ, que é possível, e necessária, a permanência do homem no campo, bem como a valorização e a preservação das tradições agrícolas com integração de novos saberes. Em suas falas, fomenta a busca do conhecimento da floresta de diversas maneiras, compartilha ideias promovendo a sustentabilidade, e comprova a viabilidade da reinserção do homem na natureza, priorizando a agricultura familiar de subsistência. Seu modelo de trabalho é reconhecido internacionalmente.


Tião Guerra

Educador e empreendedor social desde sempre, Tião Guerra tem 36 anos como professor público do estado, dando aula pra crianças e adultos, dirigindo e criando escolas públicas diferenciadas e participando de coletivos educadores não escolarizados. Destes, esteve por 18 anos construindo a Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz, uma escola de gestão comunitária financiada 50% pelo governo e 50% por recursos privados, percurso que lhe trouxe vasta experiência de captação e mobilização de recursos. Tornou-se uma escola que pratica a pedagogia Waldorf com intensa pesquisa e adaptação à nossa brasilidade. Tião vive e provoca fortes experiências na relação dos diversos governos com comunidades. Com o passar do tempo e o crescimento da visão, foi se tornando um “educador social” trabalhando com vários grupos em sua aprendizagem – ONGs, governos, empresas e coletivos em geral. Coordena um projeto em Petrópolis em 10 comunidades de alto risco em relação a eventos sócio climáticos, fortalecendo a ponte destas comunidades com escolas da rede pública. Este trabalho acaba de ser apresentado na Índia em Junho de 2017 com o intuito de inspirar projetos em outros países com questões similares. Hoje compreende que seu papel é chamar atenção para a importância do campo comunitário e das relações organizadas dos adultos dentro das escolas, pois em sua trajetória compreendeu que o que acontece em sala é reflexo das relações entre pais, professores e comunidade. A sala de aula como um ambiente fechado e mágico é, talvez o grande nascedouro do descolamento da escola com a vida. Tião ainda acompanha escolas Waldorf em Juiz de Fora, Viçosa, Rio de Janeiro e BH. É músico, e trabalha com arte no centro da educação.


Carla Vergara

Carla Vergara é consultora experiente em processos de transição de carreira, counseling e coaching, gestão da mudança e formação, e desenvolvimento de pessoas e equipes de trabalho. Formada em Coaching pelo Integral Coaching Canada (ICC) e pelo Integrated Coaching Institute (ICI), atua de forma autônoma e em parceria com consultorias relevantes neste segmento. Possui ampla experiência em Recursos Humanos, tendo ocupado posições de gestão ligadas ao Desenvolvimento Humano e Organizacional em empresas nacionais e multinacionais. Atua em projetos de transformação de cultura, valores, desenvolvimento de liderança, engajamento, gestão de carreira e desenvolvimento social. Tem diversas vivências em educação e em educação à distância, e uma carreira artística ligada à poesia e a projetos multi-linguagens. É criadora e produtora de eventos culturais, saraus, encontros gastronômicos com intervenções artísticas, dentre outros. Celebra casamentos poéticos com diversas manifestações artísticas. Formada em Psicologia pela UFRJ. Pós-graduada na metodologia Angel Vianna, que integra o pensamento corporal no desenvolvimento das pessoas. Membro voluntário da ABRH. Curiosa incansável dos saberes que cruzam os campos da educação, das artes, da saúde e da clínica.


Débora Saraiva
Débora Saraiva é educadora e percussionista com ampla pesquisa sobre o samba, a música e a poesia popular brasileira. Sua formação se deu nas escolas e mesas samba de São Paulo, e no teatro, com o Diretor Ilo Krugli (Cia de Teatro Vento Forte). Residiu 9 anos em Berlim e neste período apresentou-se nos principais clubes, casas de show e festivais da Europa: Quasimodo, Bflat, Bardentreffen Nürnberg Festival, Kaffe Burguer, Palais derKulturbrauerei Admiralspalast, la maroquinerie Paris, Kesselhau. Como percussionista e professora, já esteve em diversos países e festivais no mundo: México, Romênia, Holanda, Itália, Brasil, Marrocos África Essaouira Festival, Croácia, Bélgica, Coreia do Sul (Sacheon International Percussion Festival), Suíça, França, Espanha, República Tcheca (Filmfest Letni Filmova Skola und Trutnov Open Air Music Festival), Polônia, Inglaterra (Newcastle), Dinamarca (Kopenhagen) entre outros. Desenvolveu parcerias e se apresentou com grupos, compositores, coreógrafos, Djs, cineastas e amigos, tais como Monica Besser, Dudu Tucci, Jessie Evans, Toby Dammity (baterista do Iggy Pop), Thomas lang, Cindy Blackman Santana (baterista do Santana e do Lenny Kravitz), Budgie (baterista da banda Siouxsie and the Banshees), Kim Boström, Dirk Erchinger, Namosh. Atuou como professora para alunos de mestrado em bateria pela escola Drum Trainer Berlin, Hausburg-Grundschule,Pac Berlin e Richard Wagner Schule. Ministra cursos regulares e workshops de percussão para crianças, jovens e adultos, e atualmente tem uma pesquisa continuada junto a Escola Comunitária Cirandas em Paraty, onde fortalece o trabalho de resgate e expressão da cultura popular brasileira através das Cirandas, Auto do Boi, Maracatu e outros ritmos.


Thiago Saldanha

Atuou durante 7 anos com investimento social em multinacionais do minério e do petróleo. Desde 2015 vem pesquisando e aplicando metodologias de colaboração, co-criação como Dragon Dreaming, Sociocracia, tomada de decisão coletiva e resolução de conflito com base na Comunicação Não-Violenta. Formado pela Educação Gaia e a Schumacher College Brasil. Co-fundador do coliving acasa.

Educação Paraty

Quintal Mágico (Luciana Penafortes)
A Escola Waldorf Quintal Mágico, com onze anos de existência, atende do maternal ao 3° Ano do Ensino Fundamental, num o ambiente voltado para a estética e para os conteúdos que extrapolam as simples vivências em sala de aula. Seja no acolhedor Jardim de Infância ou no Ensino Fundamental, são oferecidas bolsas de estudos para as crianças e capacitação para professores da rede pública, além de atividades antroposóficas voltada para o público em geral. O Quintal Mágico acaba de lançar o projeto “Juntos construiremos nossa escola em 4 dias””, um desafio para engajar toda sua comunidade na construção de sua nova sede.

Casa João de Barro (Monalisa Couto e Zé Geraldo)
A Casa João de Barro é um lugar de brincar e de apoio aos pais e mães. Nosso espaço é cuidadosamente preparado para exploração livre pelas crianças. A arte e a ludicidade são base para as propostas das nossas atividades e rotinas. Tudo com muito carinho e respeito às individualidades.

Jardim Beija Flor (Monica Calderon)
O Jardim do Beija Flor, é uma Iniciativa Social Rural que trabalha para o desenvolvimento social e comunitário através de Atividades transformadoras que propiciam o crescimento, a educação integral e a preservação do meio ambiente. Realiza um trabalho com e para as crianças do primeiro setênio, como também para quaisquer pessoas que o busque à procura de alternativas transformadoras – O Jardim do Beija Flor compreende-se não como um fim, mas como um caminho possível.

Fórum de Comunidades Tradicionais (Ronaldo do Campinho, Ivanildes, Marley, Titoce)
O Fórum de Comunidades Tradicionais é um espaço de fortalecimento e articulação criado em julho de 2007, na região sul do Estado do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, onde as comunidades se reúnem para discutir questões partilhadas, tais como: território, turismo, educação, cultura, pesca, agricultura, agroecologia, mercado solidário, etc. É um movimento de base comunitária em que as comunidades da região trocam experiências e, juntas, buscam soluções para os problemas enfrentados. O fórum facilita a articulação em rede, consolidando a organização política. Trata-se, ainda, de um espaço aberto à participação de todas as comunidades tradicionais da região, abrangendo Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).

Articula Preta (Lígia Rosa)
Articula Preta, Grupo de Mulheres Pretas moradoras de Paraty por terem nascido aqui ou por terem escolhido esse lugar pra viver. Decidimos nos reunir pra nos reconhecermos e saber onde estão as mulheres pretas de Paraty. “Queremos cassar o tombamento da nossa posição no imaginário local e apontar caminhos para que as nossas saídas não se resumam as entradas de serviço!”