O que é Cirandas na educação

Cirandas na educação é um programa de formação continuada que, através de um ciclo de encontros, reúne pessoas para discutir temas que afetam o cotidiano da prática educativa e inspiram construir um futuro mais sustentável para os indivíduos, para a sociedade e para o planeta.

O público-alvo são educadores, isto é, professores, pais, merendeiros, faxineiras, psicólogos, fonoaudiólogos e todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo, uma vez que compreendemos que ele é feito por múltiplas relações.

O programa começou em 2015, no âmbito do grupo de estudos da Escola Comunitária Cirandas, em Paraty. Teve continuidade em 2016, quando abrangeu educadores da rede pública e privada da região, e passou a integrar o PAFE (Programa de Apoio a Formação de Educadores, de Paraty).

Agora, em 2017, o Cirandas na Educação renova e aprofunda a sua programação com um projeto social que vem para fortalecer a rede de educadores locais, integrá-la com redes vizinhas e mais amplas, e promover Paraty como polo de uma educação diferenciada e inovadora. Ao intensificar os laços da rede de Paraty com outras, compreendidas pelo trajeto Rio de Janeiro e São Paulo, onde há abundância de ofertas de formação, esperamos que essas práticas possam usufruir da vocação local para a literatura e para as artes.

Formas de Contribuição

Para participar dos encontros do Cirandas na Educação, e colaborar com a sua sustentabilidade, os participantes podem contribuir de diferentes formas. São elas:

Corresponsabilidade financeira – nesta forma de contribuição, não há valores pré-fixados. Ao invés disso, cada um é convidado a contribuir de acordo com o seu momento financeiro pessoal e com a sustentabilidade do projeto, a partir de um diálogo sobre os custos (materiais e imateriais) de realização do encontro.

Valores sugeridos – bom, mínimo e ótimo: nestes encontros são sugeridas três possibilidades de contribuição. O valor mínimo corresponde a uma contribuição simbólica para a participação; o valor bom cobre os custos de realização da atividade; e o valor ótimo proporciona abundância para todos os envolvidos.

Flexibilização de valor – esta forma flexível de contribuição possui um valor definido para a participação. Existe, no entanto, a possibilidade de conversa, entre o interessado e a equipe cirandas na educação, para a sua flexibilização, de acordo com as necessidades do participante. Neste caso, a comunicação entre as partes chegará a um novo valor.

Em todos os encontros haverá a possibilidade de participação sem contribuição financeira, isto é, a partir da concessão de bolsas.